Olá, como estão ?
Esta é a segunda parte de um post iniciado semana passada, onde eu revelo dicas e segredos
que eu utilizei para conseguir migrar de um emprego comum, para a área que me formei e que eu escolhi para seguir que é a área de tecnologia.
No post anterior eu revelei que existem cinco fatores que desencorajam as pessoas a realizarem transição de carreira de um emprego comum para um emprego na área de formação na faculdade.
Se você não leu, sugiro que leia primeiro, clicando aqui, e agora mais que depressa, falarei sobre o segundo fator que é a RESISTÊNCIA DO MERCADO. Mas antes, comente abaixo, se você já fez alguma transição de carreira, ou se tem vontade de fazer, adoraria ler seu depoimento e poder trocar experiências profissionais com todos.
Porque existe a resistência do mercado ?
O mercado, resiste em contratar um profissional em início de carreira, sem “experiência” na área, pois existe uma sensação dos empregadores que o profissional demorará um tempo muito grande para poder entregar o resultado que eles esperam.
Estes profissionais mentiram no currículo ? Muitas vezes não, mas a questão de entregar resultado é relativa. Na minha opinião, se os empregadores, adotassem processos seletivos e “on board” mais eficazes, seria muito mais simples reduzir este processo de nivelamento do profissional tanto com experiência de mercado, como de profissionais com experiência acadêmica apenas.
Porém a pergunta chave que muitos devem estar se fazendo agora é: O que fazer para estar apto a enfrentar o mercado ?
A minha sugestão é bem simples, procure escolher uma área que demanda um número expressivo de vagas e foque os estudos nesta área. Por exemplo, hoje trabalho principalmente com desenvolvimento WEB e sei que existe uma grande carência de desenvolvedores tanto “Backend” quanto “Frontend”.
Logo, qualquer uma das duas áreas que você mais se identificar, poderá ser a área escolhida.
Escolhida a área, foque em cursos, mesmo que pela internet, hoje em dia, existem muitos cursos, tanto gratuitos ou de custo extremamente baixo, R$ 19,90, R$ 49,90 o curso todo, valor extremamente baixo, comparado ao resultado que o curso pode te oferecer.
Após a conclusão do curso, minha dica, é replicar o projeto ensinado no curso sozinho em casa, procurando implementar novas funcionalidades que você imagine serem interessantes que o projeto possua. Suba seu novo projeto no GIT e pronto. Se você não tem uma conta no GIT, crie uma aqui e seja feliz armazenando onlines projetos que você venha a desenvolver daqui para frente. Caso não saiba armazenar os projetos no GIT, comente abaixo no post que escrevo algo ensinando sobre como fazer isso.
Pode acreditar, ter algo para mostrar para o entrevistado, já feito por você, fará com que ele identifique em você: foça de vontade, determinação e o mais importante, já será possível perceber, se você é capaz de escrever um código limpo e eficiente, que é basicamente o que ele busca.
Por hora é isso, forte abraço e rumo ao sucesso.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: http://facebook.com/usinadeprogramador
Instagram: http://instagram.com/usinadeprogramador
Baixe nosso e-book: 10 sacadas para se tornar um programador
A programação se tornou uma habilidade essencial na era digital, abrindo caminho para carreiras promissoras…
No cenário atual de rápidas transformações tecnológicas, dominar a arte da programação e entender as…
A programação é a base para inovações em diversas áreas, atuando como alicerce do desenvolvimento…
The digital era is characterized by rapid technological advancements, making programming and web development pivotal…
A jornada para se tornar um desenvolvedor de software bem-sucedido é empolgante e desafiadora. Este…
Embarking on a programming career can be as thrilling as it is daunting. This article…
This website uses cookies.
View Comments
Nice post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis. It will always be interesting to read content from other writers and use something from other sites.